Entre a noite dessa quarta-feira para manhã desta quinta, o jornalismo esportivo no Brasil perdeu 3 profissionais que tiveram marcas importantes conquistadas e que fizeram história na profissão. Além do narrador Silvio Luiz que teve seu falecimento confirmado as 9h40, também morreram os jornalistas Antero Greco e Washighton Rodrigues, o Apolinho.
Este último com mais de 60 anos a frente no rádio.
ANTERO GRECO
Antero Greco foi um dos profissionais mais antigos dos canais de entretenimento esportivo, ESPN e ESPN Brasil. Fez história como comentarista do programa SportsCenter, onde por mais de 20 anos esteve a frente comandando junto com o apresentador Paulo Soares a resenha esportiva diariamente.
Ele estava com 68 anos e internado no hospital Beneficência Portuguesa Mirante tratando de um tumor no cérebro que foi descoberto no mês de junho de 2022. O óbito foi confimado na mdadrugada desta quinta-feira, as 3h (Brasília).
APOLINHO
Uma outra perca foi o radialista Washighton Rodrigues, conhecido como o Apolinho e reconhecido por muitos como um dos nomes mais importantes, influentes para a construção e evolução do rádio esportivo brasileiro. Antes de falecer aos 87 anos devido a um câncer onde havia sido internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, era funcionário da Rádio Tupi onde trabalhava desde 1999.
Durante a realização do jogo entre o Flamengo e o Bolívar, pela Taça Libertadores da América na noite dessa quarta-feira a morte do veterano profissional da comunicação foi informada de forma emocionante pelo narrador da Rádio Tupi, Luiz Penido.
CURIOSIDADE
Em meio ao sucesso já na carreira como radialista, Washighton Rodrigues, o Apolinho que era torcedor declarado do Flamengo foi convidado no ano de 1995 para treinar o clube rubro negro. O convite foi realizado pelo o então na época presidente do time carioca Kleber Leite. Naquele período o Flamengo tinha um ataque considerado dos sonhos e formado pelo trio Savio, Edmundo e Romário. Porém a frustração em ter sido derrotado na final do campeonato carioca para o Fluminense com um gol que ficou muito famoso marcado de barriga pelo ex atacante e atualmente técnico Renato Gaúcho, além de outros motivos levou o naquele momento comandante Vanderlei Luxemburgo a pedir demissão.
O fato é que mesmo não tendo nenhuma experiência como técnico, e nem mesmo a formação no curso de Educação Física, Apolinho aceitou o desafio de comandar os cariocas no restante do ano, onde em 26 partidas naquela temporada ele acumulou 11 vitórias, 8 empates e 7 derrotas.
A passagem do radialista na área técnica foi bem curta, mas ficou marcada por ter sido um dos casos bem raros até hoje de um jornalista torna-se treinador de futebol.
Escrito Por: Ricardo Leandro
Postar um comentário