MEMÓRIA DIGITAL: BARBOSA O EX GOLEIRO DO MARACANAÇO DE 1950

Foto/Reprodução: Internet

Escrito Por: Ricardo Leandro

Este é Moacyr Barbosa ou Barbosa, o ex goleiro. Atuando com a camisa do Vasco da Gama tornou-se ídolo conquistando vários vários troféus, entre eles seis edições do campeonato carioca. Mas apesar do títulos obtidos, ficou mais famoso em sua carreira por um lance ocorrido no estádio do Maracanã, com mais de 200 mil olhares ao seu redor.

No dia 16 de julho do ano de 1950, em campo a partida estava 1 x 1 quando Barbosa levaria o segundo gol da seleção uruguaia na final da Copa do Mundo FIFA, a primeira realizada no Brasil na história das copas. O famoso o jogo do Maracanaço.

Ao final do 90 minutos o Uruguai saia do Rio de Janeiro campeão do mundo.

Depois da histórica "Tragédia do Maracanaço", por muito tempo e até mesmo quando já havia se aposentado Barbosa foi várias vezes massacrado considerado culpado pelos brasileiros na derrota pela falha no lance, não evitando que a bola chutada pelo atacante uruguaio Ghiggia balançasse as redes. O Brasil foi derrotado por 2 x 1.

Passado esse período, no ano de 2000 Barbosa viria a falecer aos 79 anos em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. 

"Ele já chorou no meu ombro. Sempre dizia: 'Eu sei que não sou culpado. Éramos 11'", disse na época a filha adotiva Teresa Borba em reportagem publicada pela Folha de São Paulo um dia depois da morte do ex arqueiro.

Escreva Seu Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem